sábado, 16 de junho de 2012

Abelhas na Rio+20


Um fenômeno chamado "Síndrome do Colapso das Colônias" tem acometido as abelhas nos EUA nos últimos anos. Cientistas verificaram que as colônias estavam diminuindo por conta do desaparecimento repentino das abelhas, sem saber como ou o porquê do fato. As informações publicadas recentemente pelo Estadão, indicam que o fenômeno pode ser atribuído ao uso do inseticida thiamethoxan, comercializado no mundo há mais de dez anos. De acordo com a reportagem, ao entrarem em contato com o inseticida, as abelhas ficariam desorientadas e se perderiam no caminho de volta para suas colméias. 

A reportagem é um pequeno retrato do conceito de interdependência e complexidade, fundamental para o entendimento de qualquer discussão sobre desenvolvimento sustentável. Mais do que um conceito, não há como se pensar em ações para o desenvolvimento sustentável que não sejam concebidas desta forma. O "fazer" não interdependente inviabiliza até a melhor das ideias e decisões sobre o tema. 

No entanto, nas empresas, governos e no comportamento social, o receio é geralmente o mesmo: ou todos promovem a mudança para o desenvolvimento sustentável ou ninguém se atreve, pois mudar sozinho é algo sentido com insegurança e, quase sempre, considerado economicamente inviável.

Se um dos pontos centrais das discussões da Rio+20 é saber como equacionar desenvolvimento social e consumo com a preservação ambiental, sem dúvida seu pano de fundo é a compreensão sobre a necessidade do fazer sistêmico e integrado. Em outras palavras, da necessidade do salto em conjunto. Que seria a desejável substituição do famoso "eu só vou se você for", por um "eu vou, quem vem comigo?". 

Mas e as abelhas? Elas invadiram a conferência? Uma pena que não, pois observá-las seria muito valioso para o bom andamento dos debates na Rio+20.

O caso do desaparecimento das abelhas é o melhor exemplo de como apenas uma pequena interferência dentro de um sistema complexo, pode causar o colapso de uma colônia inteira. Mais que isso, o impacto múltiplo de uma única variável nas colônias de abelhas, é capaz de resultar no declínio da polinização de espécies vegetais, e consequentemente na produção de alimentos em todo mundo, atingindo o abastecimento da população.

Já sabemos que nosso sistema integrado, o planeta em que vivemos, está exposto há muitas interferências negativas, todas elas de influência interdependente, sem exceção. Pessoas, abelhas, geladeiras, carros em oferta e sacolinhas de supermercado. Falando a grosso modo, tudo influencia tudo. Em contrapartida, quais são as influências positivas que nós estamos oferecendo para anular estes efeitos de ação interdependente?

Quando falamos em definições para a Rio+20, a opção dos líderes internacionais por um "não fazer" ou "adiar até 2000 e mais um pouco", deixando a responsabilidade de atingir metas para uma geração futura (metas pensadas para uma configuração de mundo, que na época destas gerações não será mais a mesma) é uma falácia, ou no mínimo uma grande incompreensão.

Incompreensão sobre o fato de que decisões como as que rumam o desenvolvimento sustentável, precisam ser plurais e conjuntas para funcionarem. Precisam trafegar livremente e com consentimento por diferentes esferas da vida em sociedade, sem travar em pontos obscuros ou mal resolvidos desta rede. Em resumo, não é possível que somente certos setores, como a sociedade civil organizada ou parte do empresariado optem por decisões de caráter sustentável, portanto sistêmico, se outros pontos desta rede, conectados de forma interdependente, obstruam a efetivação destas ações. E isso pode ser feito, muitas vezes não de forma deliberadamente mal intencionada, mas apenas inoperante nem por isso menos danosa.

Há incompreensão sobre o fato de que o "não fazer", "adiar" e "só dar o passo quando todo mundo for", também é de alcance sistêmico e causa grande impacto. Um único "não" fazer", pequena variável introduzida em um organismo complexo, tem ação interdependente e multiplicada em seus efeitos e influencia de forma peculiar o resultado final.

O mais interessante, voltando para as abelhas, é que uma das etapas resultantes do processo de intervenção no seu ciclo de vida, é a perda de capital econômico para nós humanos, através da alimentação. Em outras palavras: perda de dinheiro. Pequenas relações de causa e efeito se ligam em uma cadeia sem fim entre processos, pessoas, materiais e recursos, nada está desligado. É por isso que todo o dano socioambiental, em algum momento, apresenta uma manifestação também na forma de um resultado econômico. Não há separação entre o que chamamos de recursos, financeiros, humanos ou ambientais, todo dano custará, em algum momento, algo a alguém. 

Não há como fugir da complexidade, nem da natureza. Se nós separamos em nosso sistema financeiro a correspondência do capital com a vida real, o planeta não tem nada a ver com isso. Pois para sua lógica, recurso é recurso, abelhas são abelhas e chefes de Estado são pessoas com grande poder decisório sobre entradas e saídas destes recursos. Uma vez implementada uma ação, o sistema corresponderá de forma natural e sem desvios. O prejuízo desta separação fictícia entre financeiro, social e ambiental, vivenciaremos depois.

Se pensarmos nas abelhas do caso do inseticida, elas não levaram a substância citada para dentro de suas colmeias. Sua interação sistêmica foi da ordem do "não fazer" (que na vida social julgamos nula, quase sem impacto), as abelhas simplesmente se fizeram ausentes em suas colônias, ali onde eram necessárias, causando impacto em escala nacional. Isso nos mostra que a ausência, de pessoas ou atitudes, ou o que deixa de ser realizado, é também uma opção, uma ação que será invariavelmente potencializada pela estrutura da teia da vida, organizada de forma interdependente.

Agora, nos momentos finais que antecedem a Rio+20, chefes de Estado com decisões de impacto, da ordem do "fazer" e do "não fazer", levarão elementos, acordos e diretrizes de volta para suas colônias. Conscientes ou não no impacto de seus mínimos atos.

Esperamos que o alto zunido que agora ronda os bastidores e eventos da Rio+20, seja ao menos ouvido e compreendido pelas esferas de poder. Caso contrário, nos veremos em pouco tempo consertando não apenas um ou outro dano social, ambiental e econômico, mas tendo que refazer ponto a ponto, cada pedaço da teia amorosamente tecida para nossa sobrevivência que é a vida.

Imagem livre - www.morguefile.com

5 comentários:

  1. Caroline,
    Reparei que há mais de três meses que não publicava aqui. É bom tê-la de volta.
    Acerca do tema, deixo-lhe, em jeito de "provação", um link de alguém do seu país que diz que não existe aquecimento global.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AC, obrigada pela leitura. Sobre a pessoa do meu país que você está falando, acredito que imagino quem seja. Há uma grande confusão no que se refere ao aquecimento global, pois não é porque as calotas polares ou cumes de montanha em regiões como o Himalaia não estejam derretendo, que não exista a mudança climática, muito pelo contrário. Frio e calor extremo fazem parte do quadro climático ocasionado pelo fator humano, mas também por outros fatores ainda desconhecidos pela grande ciência. Há ainda muito a descobrir sobre esse tema!

      Excluir
    2. Caroline,
      Só agora, em nova visita, verifico que não deixei o link a que aludi no anterior comentário. Aqui fica ele:
      http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2009/12/11/nao-existe-aquecimento-global-diz-representante-da-omm-na-america-do-sul.htm

      Beijo :)

      Excluir
  2. A ideia de coletividade está cada vez mais vindo novamente à tona. Novamente, porque sabemos através da História que há anos atrás comunidades inteiras viviam numa economia de trocas, onde nem, sequer havia a necessidade do produto monetário (dindim!). Tivemos que "evoluir" dentro de um processo que desde o início já se mostrava com um limite demarcado e de sustentação facilmente estagnável. O tal do Capitalismo está cobrando agora seu preço e quem paga são os mesmos que o implantaram na nossa sociedade. As abelhas serão prejudicadas, mas os maiores perdedores seremos nós, a humanidade. Adorei o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Paloma, é isso mesmo, lá atrás talvez já pudesse se imaginar que uma economia artificial tem estes limites. Se levada até às últimas consequências, teremos criado algo artificial que influencia de maneira decisiva os bens do mundo real! Obrigada pela leitura!

      Excluir