segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O lado verde da força

A onda verde e todas as suas tendências hoje estão tão em alta quanto tantas outras modas e comportamentos já estiveram, mas talvez, com muita sorte, essa onda verde estacione e fique para a história. Porque ela não é só uma tendência como muitos jornais, revistas e opinólogos insistem em dizer. Ela não é só bonitinha. Ela surge como necessidade, e com a urgência de um par de óculos em tempos míopes. A revista Sustenta! em sua oitava edição mostrou com uma clareza que ainda é rara, a diferença entre enfocar a sustentabilidade como uma vertente de ação dentre tantas outras e enfocar tudo o que existe de forma sustentável: ciência, política, indústria, arte. O que no fim das contas, quer dizer: fazer direito tudo que fizermos daqui pra frente.

Sustentabilidade é uma palavra bonita, mas que se torna séria se olhada através de lentes mais lúcidas, sustentabilidade quer dizer: garantir o sustento, a sobrevivência das espécies como um todo. Incluindo a espécie humana, lembrando mais uma vez o óbvio: somos parte da natureza também, e não uma instância separada e superior como crêem os míopes. Quem olhar ao redor verá que a sobrevivência de todas as espécies anda trêmula e frágil por toda parte. De opção à necessidade, ser sustentável hoje, significa ir contra a própria destruição

2 comentários:

  1. Tem a ver com esse post e com o da enchente clichê-tragédia urbana - é, de novo um comentário pra dois posts... devo ser o terror dos blogueiros rs... Ouvi alguém dizer que um prédio precisar ser sustentável deveria ser como ele precisar estar de pé. E acho que isso serve pras cidades, também, né? Como assim, de q adianta ela estar calculada, construída e de pé, se dá chuva e ela inunda? Ou se daqui a pouco ela nao vai mais ter água?
    Fato é que se construíram as rodovias ao longo dos rios (na várzea naturalmente inundável) pq era um caminho direto sem precisar rasgar o tecido urbano (falta de planejamento) e elas estão inundando e a gente tá fazendo mais faixas pq acha q 5 faixas não cabem todos os nossos carros, mas q 7 faixas aí sim vão ser a solução definitiva. E a gente vai empurrando com a barriga, pelo menos pelos próximos 4 anos, que é o ciclo eleitoral e que é o que importa, afinal de contas.
    Somos um povo imediatista, que prefere dar um jeitinho em todos os aspectos da vida. Porque nossas cidades não seriam uma sucessão de jeitinhos brasileiros? (melhor ainda se eu levar um por fora rs) São Paulo é o nosso retrato!

    ResponderExcluir
  2. A onda verde já veio com os hippies, mas acho que não conseguiu ganhar crédito pela falta de lucidez. Hoje em dia o problema é tão grave que é preciso um certo empenho pra ficar à parte de tudo. Quando a água começa a chegar até à sua casa, então vc percebe que sim, o problema é com vc tb. Ter a visão sustentável é ter a visão do todo, saber que as coisas são somem, apenas se transformam. O que demora pra se transformar, fica atrapalhando.

    Como diria o Capitão Planeta, o poder é de vocês!

    ResponderExcluir