domingo, 11 de julho de 2010

Sinergia

O que é? Da onde vem? Tem gente que dúvida. Outros que só acreditam vendo, e alguns só aceitam viver nela, com ela e através dela. Tem gente que chama de coincidência, outros de integração com uma realidade maior, que parece estar um pouco, ou muito acima deste mundinho desbotado e descontente, ajudando a mexer os pauzinhos e fazendo ligações.

Ligações, talvez essa seja uma das chaves para a compreensão do que é a sinergia. “Estava lá aquele dia, na hora e no lugar certo...”.
Mas, e se, toda hora e todo lugar, forem a hora e o lugar certo? “Impossível”, dirá você! Tem dias que tanta coisa podia estar acontecendo, e nada acontece.

A realidade vista com olhos míopes é um palco difuso, onde atribuímos muito, ou quase tudo ao Sr. Acaso. Ele mesmo, aquele que sempre ouvimos falar, mas que nunca ninguém viu, ele é quem garante a tranquilidade de tanta gente. No fim das contas, a única frase que ele sabe dizer é: nada disso importa, pare de refletir e vá fazer outra coisa mais interessante.

Eu também já tinha ouvido falar nele, cheguei até a acreditar que por trás da rotina do dia-dia, nada de novo acontecia. Até que pouco a pouco, lentamente, começava a ver, bem a minha frente, um princípio bem básico, ensinado na escola, chamado ação e reação. Todo movimento suscita uma reação. Estamos sempre em movimento, sempre agindo, então não há como não haver reação. Mais do que isso, a reação a um movimento não pode ser simplesmente aleatória, ela é, em igual medida, sempre atrelada ao movimento que a gerou.

Uma pedra atirada num lago, não decide ao acaso se vai desenhar muitos ou nenhum círculo na água. Seu movimento e intensidade é único, e gera somente uma resposta compatível com seu estímulo. Assim são nossas ações. Somos milhares de pedras, desenhando círculos n’água. Muitas vezes, nossos círculos tocam os de outras pedras em movimento. Conheço pessoas que não param de gerar grandes ondas, pro bem e pro mal, e também não é obra do acaso que elas atinjam tanta gente.

Pare pra pensar, o que te atinge diariamente? As pessoas com que você convive, por que convive com elas, e não com outras? Por que teve um bom dia ou um péssimo dia? Sinergia tem a ver com isso, e com muito mais, por ora, vamos dizer apenas que para enxergá-la, é preciso primeiramente, reconhecê-la...

5 comentários:

  1. Discordo. Acho mais plausível dizer que antes de tudo deve-se acreditar.

    ResponderExcluir
  2. A lei de ação e reação é bem interessante para ilustrar esse fato, mas pense também em inércia. Eu exerço força em algo, que atinge certa velocidade. Esse algo passa por outras pessoas, que também exercem força, e esse algo passa a ter uma velocidade maior. De repente eu tenho algo muito bom em relação ao que poderia ter de início. Creio que seja válido também para as coisas ruins. Vai da direção em que aplicamos nossas forças, se esse trajeto vai cruzar o caminho de outras pessoas. Talvez isso seja válido também para as pedras no lago, pois, a princípio, pode-se tanto aumentar uma onda ao jogar a pedra no tempo certo para coincidir as ondas como anulá-la. Um timing que alguém pode passar a vida toda tentando destrinchar, enquanto que isso ocorre de maneira natural a todo momento.
    Ação e reação... Realmente essa dupla dinâmica te faz duvidar do acaso e nos força a nos questionar o que fazemos. Se o que faço (ou da maneira com que faço) fosse atingir alguém que gosto e me preocupo, como me sentiria a respeito? Tantos caminhos que se cruzam e, no entanto, é um sistema que não dá problema. Não há manutenção. Perfeito em sua essência, grandioso na sua simplicidade. Te faz ter vergonha em ver o amontoado de idéias tortas que tentamos juntar para fazermos as coisas andarem.

    ResponderExcluir
  3. amontoado de idéias tortas...e depois nos perguntamos porque tudo anda tão torto.

    Luis, vou começar a te convidar pra postar hahah
    seus comentários são muitos substanciosos rsrs

    ResponderExcluir
  4. A compreensão deste fenómeno é basilar para quem pretende um mundo mais harmonioso. Quem sabe se, levantando a cabeça e percebendo as implicações dos estímulos de cada um, o "lançamento de cada pedra" fosse muito mais cuidado?

    Bjs

    ResponderExcluir