segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

É certo assim


Na cultura oriental existe uma palavra chamada atarimae, ou tôzen, que significa exatamente o título deste texto: É certo assim.

Estou lendo o livro “A Sabedoria da Natureza” de Roberto Otsu, que tem uma simplicidade tocante. Passando por suas reflexões, encontrei um trecho que fala específicamente sobre a compreensão do estado natural das coisas e do fluxo da vida, com suas mudanças, seu tempo e seus desígnios.

A palavra que o Roberto usa em seu livro para explicar este estado é quididade, um vocábulo que vem da idade média e nomeia simplesmente “aquilo que é”, uma situação, um ser, que existe de determinada maneira, porque é da sua essência ser assim, e não de outra forma. O conceito de entrega seria o sinônimo mais adequado de sua aplicação na vida moderna.

Mas há de se dizer algo. “Entrega” não significa uma isenção da responsabilidade pelos atos, uma total resignação ou um convite aos mandos e desmandos daquela estranha personalidade já citada por aqui, na qual muitos acreditam, o tal do Sr. "Acaso". É apenas a compreensão do comportamento das circunstâncias, frente às nossas decisões. Quando digo compreensão, falo pela metade, admito, porque muitas destas circunstâncias, parecem que estão sempre a serem melhor compreendidas.

Aceitar, não é passar pela vida de cabeça baixa, sem a força das decisões, é apenas, por um momento, ter os olhos do sábio, que espera, cala e observa. Que olha de longe, com mais calma do que paixão e simplesmente entende, que certas coisas acontecem por motivos que quiçá, mais tarde entenderemos, mas que tem motivo e causa para estarem ali, do jeito que estão e como se apresentam a nós. E é necessário que lidemos com elas sem a pressa dos homens de resultado que aparecem nas capas das revistas de negócios, exalando prosperidade.

Tais coisas, que não compreendemos pedem o respiro da não-ação, para depois serem digeridas. São elas que pedem mais uma postura, ou um posicionamento correto de nossa parte, do que a obstinada busca por seus motivos. Mas saiba-se que, tais coisas quando compreendidas em sua essência, trazem o ensinamento em sua melhor e mais duradoura forma.

E um segredo que muitos já descobriram, é que nossas vontades, quereres, sonhos e metas, quando entendem e conversam melhor com a quididade deste fluxo de acontecimentos nos quais estamos imersos, podem passar de meros desejos à verdadeiras realizações de vida.

Imagem livre - www.morguefile.com

Um comentário:

  1. Caroline,
    Creio que a ideia chave passa pela compreensão da essência das coisas...

    Beijo :)

    ResponderExcluir