quarta-feira, 27 de abril de 2011

Em busca da Paciência

Um dia sai correndo atrás da paciência. Em debalde segui suas pistas, pedi carona ao seu rastro que corria pela estrada. E mesmo assim, ela me escapava e escapava. E quanto mais tentava, mais longe das mãos e dos olhos ela, pequena ventania, se apresentava. Subi a montanha mais alta, o cume mais reluzente em ar rarefeito, e ela de novo dançava longe, zombando meu desalento. Embaralhava o foco na linha do horizonte e parecia-me que sumia, acesa, com a pressa decorando-lhe as faces cheias de aurora. Então fui me embora.

Voltei para casa, procurei o aconchego dos recantos d’alma, e mesmo assim ela não veio. Fui mais além, arrumei meus próprios cantos, esquinas e ruas, na espera de que ela por aqui se achegasse e enfim, permanecesse. Varri, tirei a poeira, sacudi e entornei fora gavetas de memórias. Mas ela ia longe, e seu canto era mais eco que resposta.

Um dia, já de volta ao centro que há em toda geometria, fui calmamente à porta, e lá estava ela. Sentada (nada mais peculiar), dizendo que me esperava há dias! Mas como é paciência, os dias lhe passaram leves, enquanto eu a procurava em outras cercanias. Foi quando dei-lhe entrada ao mundo de minhas subjetividades, e pedi que se sentasse – ali, bem onde os papagaios do pensamento retém o trino. E então, muito amiga, ela acomodou-se, e afeiçoada de meu centro, em um longo abraço me fez companhia.

3 comentários:

  1. Ela - a paciência - é daquelas coisas que, quanto mais a procuramos, mais ela se afasta de nós. É ela que vem ter connosco, não o contrário.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, só quem já correu atrás dela sabe disso. Obrigada pela leitura AC!

    ResponderExcluir
  3. Me veio agora a idéia de que a paciência é a capacidade de deixar as coisas acontecerem naturalmente. Eu a tive esses tempos, aguardando como uma rocha os dias de chuva passarem até que o sol se mostrasse novamente, o que ocorreu exatamente quando a paciência chegou ao fim. Agora me falta paciência para aguardar a mudança, a novidade chegar, pois o velho não serve mais, já que ele era de vidro e se quebrou. Provavelmente serei surpreendido numa das curvas da vida, como já aconteceu tantas vezes depois de andar até as pernas cansarem. Em todo o caso, devo topar com a paciência em alguma encruzilhada.

    ResponderExcluir