sexta-feira, 27 de maio de 2011

Procura-se um amor que goste de viajar

Procura-se um amor que goste de viajar. De preferência com idade madura, aparência simpática e um bom coração. Procura-se um amor, que mesmo sem passaporte, saiba lidar com bagagens – friso, isso é muito importante. Que ele saiba carregar as próprias malas, e que elas não pesem tanto a ponto dele ficar para trás em nossa caminhada, nem sejam tão cheias, a ponto de não terem um pouco de espaço livre para as lembranças que traremos de volta de nossos passeios.

Procura-se um amor que não seja um aventureiro desmedido e me deixe sozinha na mata, enquanto segue encantado os barulhos da floresta. Mas que ele também saiba mudar sua rota no mapa quando for preciso para descobrir o desconhecido.

Procura-se um amor paciente. Pois para viajar é preciso ter paciência, já que os imprevistos estão sempre por perto. Por isso, procura-se um amor com bom humor, que possa dar risada da maioria dos planos que não deram certo e partir para o próximo ponto no mapa, com coragem e disposição. Procura-se um amor que tenha simpatia o suficiente para pedir um taxi em qualquer lugar que não saibamos a língua, nem a diferença entre “bom dia” e “boa noite”. Procura-se um amor que aguente longas viagens sentado, pois eu não aguento, e gostaria muito que ele me ensinasse isso se fosse possível.

Procura-se um amor que não sente sempre ao meu lado no trem, mas que por vezes também aproveite sozinho a vista de sua janelinha, enquanto eu aproveito a minha.

Procura-se um amor que queira experimentar novos sabores, e de vez em quando, se vestir com trajes de outras cores, diferentes daquelas do lugar de que viemos. Pois para mim, isso também é uma forma de ver o mundo. E eu vou gostar de ver o mundo assim de vez em quando. Mas que esse amor não se atrapalhe nem se confunda por causa disso.

Eu não quero um amor de cartão postal, daqueles de fim de filme e pôr-do sol. Porque eu sei que isso existe, e é lindo quando existe. Mas eu sei que isso não é tudo, nem o mais belo que se pode vivenciar em conjunto.

Procura-se um companheiro, sobretudo para pequenas viagens, daquelas de atravessar a rua e seguir ao lado, descobrindo e desbravando os traçados do cotidiano. Aquele que viaja sem precisar sair de casa, esse também me parece ideal. E eu peço desculpas para algum amor não viajante, a quem deixei no aeroporto, entregando minha passagem na mão e desistindo do voo, pois meu destino não era o mesmo que o dele. E mesmo que fosse, nossas escalas tão diferentes dariam motivo atrás de motivo para os desencontros.

Eu não quero um amor a quem possa convencer de seguir meus roteiros cegamente. Nem outro, que me faça ir por seus caminhos sem poder partilhar as decisões durante o trajeto. Só quero um amor que vá, por livre e espontânea vontade para o mesmo lugar que eu, e que por isso embarque comigo. Mas cansei de esperar. Aqui no aeroporto o ar é frio e gelado, e outros ares, de despedidas e de reencontros me fazem melancolia. Além do que, aqui não posso ficar, pois é, como tantas outras coisas, lugar de passagem. Mas como você ainda não apareceu, chegou minha vez de embarcar.

Só posso esperar que ao menos um dia, você, mesmo a pé, de trem ou pelo próximo avião, chegue lá. Pego então meu caderninho de viagens, minha mala e minha maquina fotográfica e penso comigo mesma que afinal, continuará sendo divertido viajar sozinha. Dá próxima vez, quem sabe, coloco um anúncio no jornal...

Sento no avião e não demora a conhecida sensação de que esqueci algo em casa, mas não consigo lembrar o que era! Logo eu, que já tinha viajado tanto...

Então vejo que nessa minha lista de detalhes, esqueci de mencionar o mais importante! Que você, companheiro viajante, assim como eu sou, seja alguém que esteja aprendendo a viajar. E que ainda, se não for pedir muito, traga aquilo que eu deixei em casa e não lembro o que era, mas esqueci de trazer.

11 comentários:

  1. Carol...Você não procura um AMOR!!!Você procura um MILAGRE!!!Encontre tudo isso dentro de você mesma que este seu procurado e citado AMOR aparecerá num piscar de olhos.Torço por ti!!!!
    Lembranças sulinas!

    ResponderExcluir
  2. Hahaahahaha! também não é para tanto! rs mas querida Nana, estou descobrindo como fazê-lo! Obrigada pela dica!!! Lembranças paulistas =DD

    ResponderExcluir
  3. Que linda você é Carol!!! Amei..... Você se expressa muito bem!!!! Espero que encontre um amor assim!!! Abraço forte!!! =)

    ResponderExcluir
  4. Vai encontrar sim, pq vc merece!!! e o que vc quer, é o que se espera mesmo, de um companheiro.....

    ResponderExcluir
  5. Como você escreve bem, heim? Resumiu em uma história interessante e com palavras agradáveis, o anseio de muitos. Acho que o primeiro passo para esse desprendimento (para os que anseiam)é buscar a liberdade interior.

    ResponderExcluir
  6. Olá Omar...obrigada pelo comentário. Liberdade interior, devemos mesmo refletir sobre o que isso significa... Seu blog também é muito interessante vou seguir!

    ResponderExcluir
  7. Caroline! Você é muito poética! Seus textos são muito bons e este em especial me cativou logo de cara!Parabéns e boa viagem!Vou continuar a ler mais.

    ResponderExcluir
  8. Oi Érica, super obrigada pela leitura! Fiquei feliz! =)

    ResponderExcluir
  9. Eles existem é só procurar Caroline ;)

    ResponderExcluir
  10. Este parece meu preferido! Estou sentado na biblioteca da universidade! vazia porque é Reading Week. A neve começou a cair e realmente se ESTE (amor) estivesse aqui sentado ao meu lado apenas para dizer " que lindo! deve estar frio lá fora", seria excelente!.

    ResponderExcluir